“Abismo de Paixão”
Resumos dos capítulos 1 ao 4 (27.08 a 30.08)
Capítulo 1, terça-feira, 27 de agosto
Elisa, Damião e Gael são três crianças que se amam como irmãos. Eles não aceitam outra pessoa em seu circulo de amizade, e por isso, excluem Paloma. Os garotos ainda fazem maldades contra ela, pois a consideram a neta da bruxa do povoado. Elisa diz a Damião e Gael que Paloma pode reclamar com sua avó, que os transformaria em sapos. Almerinda, mãe de Damião, é uma mulher dura, que não está de acordo que seu filho tenha amizade com Gael e Elisa. Estefânia, mãe de Elisa, é uma mulher bonita e boa. Ela decide que para melhorar relações com Almerinda, vai convidá-los para um jantar em sua casa. Carmem, irmã de Estefânia, finge amá-la, mas na realidade é uma grande invejosa e deseja ter tudo que pertence à irmã. Padre Guadalupe é o tutor de Gael, e tenta convencê-lo a não ir à casa de Elisa, porque o jantar é somente para adultos. Almerinda proíbe Damião de ir ao jantar, mas Rogério a desautoriza perante o garoto. Carmen trama contra a irmã, insinuando que ela apenas se vestiu elegantemente para ficar bem perante os Arango. Augusto pergunta a Almerinda porque ela odeia tanto Estefânia, Almerinda tenta negar, mas acaba dizendo que não suporta Estefânia porque ela tem um caso com seu marido. Almerinda finge um mal estar para não ficar para jantar. Padre Guadalupe repreende Gael por ter fugido de casa para ir atrás de Elisa. Rogério recrimina Almerinda por ter feito uma grosseria no jantar oferecido por Estefânia. Histérica, ela responde que certamente adorou estar na companhia de Estefânia e insiste para que ele assuma que tem um caso com Estefânia. Augusto, diante do “veneno” de Carmem, questiona a esposa se ela realmente o ama, ela responde que sim. Augusto diz a Carmem que Almerinda afirma que Estefânia e Rogério são amantes. Almerinda, zangada, diz ao Padre Guadalupe que seu casamento vai de mal a pior. Rogério e Carmem se encontram, e se beijam, apaixonadamente.
Capítulo 2, quarta-feira, 28 de agosto
Rogério diz a Carmem que estava morrendo de vontade de vê-la, e a recrimina, por, na noite anterior, ter se portado mal com ele. Carmen responde que tinha que manter as aparências diante de Estefânia, seu cunhado e Almerinda. Carmem conta a Rogério que Almerinda disse a Augusto que Estefânia e ele são amantes. Rogério responde que vai calar Almerinda porque não gosta que julguem mal Estefânia. Damião diz a Ramona, a bruxa, que precisa de dois amuletos para dar a duas pessoas. Ela entrega os amuletos ao garoto e diz que são infalíveis. Almerinda diz a Augusto que foi falar com Estefânia para se desculpar, mas ela não estava em casa. Damião vê seu pai sair de uma casa e logo depois Carmem também sai do mesmo lugar, o menino pergunta a Carmem o que ela fazia com seu pai, ela diz que o pequeno apenas se confundiu, e o homem que estava com ela não era Rogério. Estefânia se surpreende com a agressividade de Augusto. Elisa surpreende Carmem colocando o perfume de sua mãe. Carmem chega ao escritório de Rogério e lhe tapa os olhos, mas se engana, pois na verdade quem estava no escritório era o Padre Guadalupe. Ao se dar conta do engano, Carmem sai correndo.
Capítulo 3, quinta-feira, 29 de agosto
Padre Guadalupe diz a Rogério que só ele ainda não se deu conta que sua relação com Almerinda está cada vez pior, e que ela está convencida de que está sendo traída. Rogério diz que tudo isso é invenção da cabeça doentia de Almerinda, o padre então responde que pensava o mesmo até que uma mulher o confundiu com ele em seu escritorio. Ele diz ter reconhecido o perfume, Rogério pergunta então quem era essa mulher, mas o padre prefere manter o nome em sigilo. Augusto pede a Estefânia que o perdoe por ter duvidado dela, promete que jamais voltará a fazê-lo e diz que a ama demais.
Rogério se surpreende quando Damião afirma que o viu saindo de uma casa azul, afastada do centro. Carmen propõe que eles fujam, Rogério diz que não pode abandonar sua família nem as propriedades e Carmem então pede que a esqueça para sempre. Rogério se desculpa com Augusto pela calunia que Almerinda inventou de Estefânia. Ele conta que sua relação com a esposa já terminou, pois está apaixonado por outra mulher. Estefânia reclama com Almerinda por estar manchando sua reputação e pede uma retratação imediata, pois os erros dos pais afetam muito os filos e ela deseja preservar Elisa. Cínica, Carmem confessa ao Padre Guadalupe que Rogério e ela são amantes, que não o ama, e só está com ele por seu dinheiro, e por ser ele o único homem do povoado capaz de dar lhe tudo que ela merece. Carmem também diz ao Padre que é apaixonada pelo cunhado.
Capítulo 4, sexta-feira, 30 de agosto
Padre Lupe diz a Carmem que ela está louca. Ela responde que está louca sim, mas de raiva por viver perto do homem que ama e saber que ele está casado com sua irmã, e que jamais perdoará Estefânia por ter roubado dela o homem de sua vida. O sacerdote responde que Estefânia não roubou nada, pois Augusto sempre foi apaixonado por ela. Carmem afirma que se Augusto não ficar com ela, não medirá esforços, nem poupará ninguém para conquistá-lo. Estefânia diz a Augusto que ele precisa falar com Almerinda, pois os boatos que ela espalha podem chegar aos ouvidos das crianças, e isso faria mal a elas. Almerinda volta a jogar na cara de Rogério que ele tem uma amante, e diz que teria valido mais se estivesse se casado com um “João Ninguém” do que com ele, pois o “João Ninguém” a valorizaria. Rogério furioso responde que ainda é tempo de remediar as coisas. Rogério reclama com Carmem por ela estar paquerando outro homem em um bar, ela responde que é solteira e não tem que dar conta de nada a ninguém. Rogério diz a Carmem que aceita fugir com ela, e que ela espere apenas duas semanas para ele arrumar tudo. Estefânia surpreende Carmem e Rogério aos beijos e reclama com a irmã por estar tendo uma relação com um homem casado, e diz que Augusto terá que saber do ocorrido. Carmen, hipócrita, diz à irmã que ela e Rogério só estavam se despedindo, jura que essa relação já chegou ao fim e suplica para que Estefânia não diga nada a Augusto. Carmem procura Rogério e diz que eles precisam fugir o mais rápido possível, pois sua irmã já sabe que são amantes e logo todos saberão. Rogério diz a Carmem que eles deveriam enfrentar Almerinda e Augusto, Carmem hipócrita diz não ter forças para isso, e não deseja enfrentar ninguém para viver esse amor. Estefânia está a ponto de dizer tudo ao marido, mas Carmem, astuta, a interrompe, e diz que irá embora do povoado nos próximos dias. Carmem põe novamente o perfume de Estefânia para ir atrás de Rogério em seu escritório, Almerinda chega e Carmem se esconde. Almerinda furiosa diz a Rogério que seu escritório cheira a perfume de mulher, e certamente esse é o perfume de sua amante.
“Abismo de Paixão” é exibida de segunda a sexta às 18h45 no SBT. Site oficial: https://www.sbt.com.br/ novelas/a-que-nao-podia-amar
Nenhum comentário:
Postar um comentário